Maçã Riscadinha de Palmela

A Associação das Festas de Palmela – Festa das Vindimas apoia os produtores da nossa região, na promoção e divulgação de produtos como a Maçã Riscadinha de Palmela

“Maçã Riscadinha de Palmela (DOP)

Palmela é conhecida como o solar da maçã Riscadinha. Esta variedade de macieira terá surgido no século XIX, no lugar de Barris, concelho de Palmela. A partir dos anos 20, do século passado, com o corte dos matos, a cultura da vinha e a da macieira expandiram-se, o que também levou a um aumento da produção de Maçã Riscadinha de Palmela.

Com a redução da exportação para Inglaterra da Maçã Espelho, a Maçã Riscadinha Palmela começou a sobrepor-se, pelas suas características gustativas, que é mais ácida.

Trata-se de uma maçã conhecida pelo seu excelente e característico sabor, pela sua utilização para perfumar as casas, devido ao seu intenso e inconfundível aroma bem como pela sua larga inclusão no receituário gastronómico regional.

A polpa da Maçã Riscadinha de Palmela é esverdeada, doce e acidulada, muito sucosa e aromática. Por vezes apresenta manchas translúcidas (e nesse caso diz-se «azeitada»), característica menos frequente nos frutos obtidos noutras regiões.”

https://lifestyle.sapo.pt/sabores/noticias-sabores/artigos/porta-da-loja-e-riscadinha-de-palmela-as-macas-portuguesas-que-todos-deviamos-conhecer

Turismo de Palmela

“Palmela, experiências com sabor – fruta com gosto” – https://www.facebook.com/watch/?v=336648917374632

 

 

PARTILHAR

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email